PROJECTOS ACADÉMICOS |
PROJECTO | PROJECTO I - AS SETE PORTAS (BAGATELAS) |
AUTOR | BOTHO STRAUS |
ANO | 2006 |
ENCENAÇAO | INÊS VICENTE |
Sinopse | SETE PORTAS, mini dramas, inspirados no trágico grotesco da vida diária. Um par dos casamentos remanesce sozinho; um suicida não tem uma conversa longa com aquele, “qualquer coisa”; um guarda que procura desesperadamente protecção por um outro guarda. É um conjunto de instantâneos absurdos, que nos diverte, nas constelações as mais estranhas. |
PROJECTO | PRODUÇÃO II - INDIA SONGS |
AUTOR | MARGUERITE DURAS |
ANO | 2007 |
ENCENAÇAO | PAULO LAGES |
Sinopse | Uma história de amor imobilizada no culminar da paixão. À volta dela, uma outra história, a do horror – fome e lepra coladas na humidade pestilenta da monção. A mulher, Anne-Marie Stretter, mulher do embaixador de França nas Índias. Ao lado desta mulher, um homem, o vice-cônsul de França em Lahore, caído em desgraça em Calcutá. Ele é pela cólera e pelo assassínio que se aproxima do horror indiano. Uma recepção na embaixada de França tem lugar – durante a qual o vice-cônsul maldito gritara o seu amor a Anne-Marie Stretter. |
PROJECTO | PROJECTOS INDEPENDENTES - AS PRECIOSAS RIDÍCULAS |
AUTOR | MOLIÉRE |
ANO | 2008 |
ENCENAÇAO | SANDRA BARROS |
Sinopse | Considerado pela crítica como o momento em que Molière deixou a farsa pela comédia, As Preciosas Ridículas é o primeiro grande texto do autor. As PRECIOSAS RIDÍCULAS contam a história de duas jovens burguesas, Madalena e Catarina, respectivamente filha e sobrinha de Gorgibus. Imitando as frequentadoras dos salões da alta sociedade, socialmente superiores, chamam-se a si mesmas de Polixene e Aminte e esperam os mais rebuscados refinamentos do linguajar e galanteria de quem quer que pretenda conquistá-las. Os primeiros pretendentes a maridos serão Du Croisy e La Granje, dois burgueses que, sentindo-se rejeitados pelas preciosas jovens decidem aplicar-lhes uma vigorosa lição vestindo os seus criados, Mascarille e Jodelet, de nobres e mandando-os cortejar as ridículas senhoritas. |
PROJECTO | PRODUÇÃO IV - ESTA NOITE IMPROVISA-SE |
AUTOR | LUIGI PIRANDELLO |
ANO | 2008 |
ENCENAÇAO | ROGÉRIO DE CARVALHO |
Sinopse | Em “Esta Noite Improvisa-se” Pirandello abre-nos a cortina ao universo do teatro dentro de teatro. Constituída por duas realidades, a peça explora, em simultâneo, a realidade da encenação e da novela encenada. Pirandello expõe nesta peça os conflitos vividos pelos actores na criação de uma personagem a partir da improvisação. Por outro lado estes actores vão-nos contando a história da família La Croce, que se passa na Sicília no início do século XX. |
PROJECTO | PROJECTO ACAMPAMENTO MEDIEVAL |
AUTOR | CARLOS REIS |
ANO | 2008 |
DISCIPLINA ORIENTADORA | ELABORAÇÃO DE PROJECTOS REGINA CASTRO |
PROJECTO | FICHA TÉCNICA DO ESPAÇO - AUDITÓRIO DO CiRAC |
AUTOR | CARLOS REIS |
ANO | 2008 |
DISCIPLINA ORIENTADORA | OFICINA DE DIRECÇÃO DE CENA PROF. PEDRO SOARES |
PROJECTO | A CASINHA DE CHOCOLATE (Hansel und Gretel) |
AUTOR | VERSÃO PORTUGUESA DE ALEXANDRE DELGADO (A partir do texto original de Adelheid Weite) - VERSÃO PARA ORQUESTRA REDUZIDA DE NUNO CORTE-REAL |
ANO | 2008 |
DISCIPLINA ORIENTADORA | PROJECTO E DESIGN III INÊS MAIA |
PROJECTO | JAZZ NO MUSEU |
AUTOR | CARLOS REIS |
ANO | 2008 |
DISCIPLINA ORIENTADORA | OFICINA DE DIRECÇÃO DE CENA E PRODUÇÃO PEDRO SOARES / REGINA CASTRO |
PROJECTO | PRODUÇÃO IV - TUDO OU NADA - DRAMOLETES |
AUTOR | THOMAS BERNHARD |
ANO | 200 |
ENCENAÇAO | FERNANDO MORA RAMOS |
Sinopse | Dramoletes é um conjunto de "formas breves", o que lhes define o perfil. As personagens, apanhadas como um todo no primeiro traço e a fábula linear, clara, o tempo apertado. É isso que nestas peças faz a sua diferença Específica. "Tudo ou nada" tenta corresponder à intenção original do autor, a surpreendente exposição da sobrevivência de traços autoritários, nazis propriamente apesar de inconsistentes, puramente agressivos e fora de tempo, na mentalidade de certos conservadorismos locais e nacionais. Bernhard não poupa os seus, o que não significa que seja um teatro político no primeiro grau. |